Sistema ICF

É um sistema de construção constituído por blocos isolantes em EPS, poliestireno expandido, que após montagem, são preenchidos com betão armado, formando as paredes exteriores dos edifícios.

Este sistema junta um material de alta resistência, o betão armado, entre duas camadas de 65 mm de EPS, material de elevada capacidade isolante. Esta combinação cria uma parede com propriedades de exceção, com especial destaque para o elevado isolamento térmico e acústico e a superior resistência estrutural.

CARACTERÍSTICAS E VANTAGENS

ISOLAMENTO TÉRMICO

Elevado isolamento térmico já incorporado no sistema de construção das paredes exteriores. A combinação de duas camadas EPS, excelente isolante térmico, com o betão armado permite obter índices de isolamento ímpares, com condutividade térmica abaixo dos 0,20 W/m2K. Isto significa menos energia gasta no aquecimento e no arrefecimento dos edifícios.

RESISTÊNCIA ANTI-SÍSMICA

As paredes de betão armado de um edifício construído com sistema ICF tornam-no sólido e seguro. As estruturas em parede de betão armado são mais eficazes na resistência às acções sísmicas que as estruturas convencionais. Grande parte do território nacional é zona de risco sísmico.

RESISTÊNCIA AO FOGO

O EPS utilizado na produção do sistema ICF é não inflamável. Testes de resistência ao fogo em paredes ICF efectuados nos Estados Unidos e Canadá revelam ainda uma maior resistência ao incêndio do que outros sistemas de construção.

ISOLAMENTO ACÚSTICO

Testes de transmissão de som em paredes ICF comprovaram uma menor transmissão do som do que sistemas de construções comuns. Com janelas de vidros duplos e isolamento da cobertura, os edifícios construídos com ICF superam todas as exigências regulamentares de isolamento acústico.

ISOLAMENTO À ÁGUA

O EPS em conjugação com a parede de betão é uma barreira à passagem da água.

BAIXO ÍNDICE DE PATOLOGIAS

Com o sistema ICF não se verificam as patologias comuns às construções tradicionais, como as fissuras, infiltrações ou a formação de fungos e bolores.

Os blocos de EPS conferem condições de cura do betão bastante superiores aos sistemas de cofragem habituais.

A protecção do betão conferida pelo EPS evita a corrosão das armaduras e a carbonatação do betão, prolongando o tempo de vida do edifício.

BAIXO CUSTO DE MANUTENÇÃO

A ausência de patologias traduz-se em baixos custos de manutenção ao longo da vida útil do edifício.

VERSÁTIL

O sistema ICF é simples e versátil. Um conjunto de dois painéis ligados pelas web's formam um bloco. Os blocos são encaixados entre si na construção das paredes conforme o projecto. O facto do encaixe ser reversível reduz o tempo de montagem do sistema e o desperdício de material.

FÁCIL E RÁPIDO

Encaixar blocos é intuitivo e os cortes e nivelamento são idênticos aos da construção tradicional. As web's ou travessas foram desenhadas para facilitar o encaixe dos varões de aço que constituirão a armadura da parede. Após montagem de uma parede, ou conjunto de paredes, procede-se á betonagem de modo tradicional. Na verdade, a construção com o sistema ICF tem grandes vantagens para os operários: o EPS é leve, fácil de manusear e cortar, e o betão pode ser bombeado por meios mecânicos.

ECONÓMICO

O sistema da ICF é fornecido em painéis, o que reduz consideravelmente os custos de transporte e facilita o armazenamento em obra. A marcação de corte a cada 25 mm e o encaixe reversível nas peças rectas e cantos contribuem para a redução do desperdício em obra.

SISTEMA COMPLETO

No sistema ICF o bloco de construção fica integrado no betão, o que lhe confere a resistência necessária para permitir a utilização de todos os tipos de revestimentos nos exteriores das construções. As variedades de acabamento das construções que podem ser consideradas incluem o barramento aprovado para EPS,os revestimentos cerâmicos, as pedras naturais, revestimento metálico, madeira, painéis fenólicos, etc..., tendo o projectista total liberdade nas suas opções.

Para os acabamentos de interiores existe uma grande variedade de opções. As faces interiores das paredes poderão ser acabadas directamente com revestimento cerâmico ou pétreo, ou ainda revestidas a gesso cartonado. Quanto às paredes divisórias do interior do edifício poderão se executadas com quaisquer das opções existentes no mercado e utilizadas nos outros sistemas de construção, como divisórias em gesso cartonado, alvenaria de blocos de betão, alvenaria de tijolo, etc.

Características técnicas do EPS

Condutibilidade térmica, λ

[W/m2C]

0.034

Resistência à compressão - def.10%

[KPa]

190

Resistência à compressão - def.2%

[KPa]

35

Resistência à flexão

EN 12089

200

Absorção de água por imersão

% Vol

< 2

Factor resistência à difusão vapor de água

µ

30-70

Coeficiente dilatação térmica linear

0C-1

5-7×10-5

Estabilidade de forma à temperatura

0C

85

Reacção ao fogo

E

E

Características técnicas - Sistema de construção ICF

Dimensão bloco recto

1200 x 430 x 280 mm

Dimensão bloco curvo 90º

800 x 400 x 430 x 280mm

Área perede por bloco

0,50 m2

Espessura de betão

150 mm

Volume de betão m2

0,15m3/150L

Espessura total EPS

130 mm

Densidade EPS

25 Kg/m3

Coef. transmissão térmica

U=0,28 (w/m2 .ºC

Isolamento acústico

51 Dcb.

Resistência ao incêndio

4 horas

QUALIDADES

Excelente isolante térmico

Resistência ao envelhecimento

Amortecedor de impactos

Versatilidade e facilidade de formatos

Facilidade de manipulação e instalação

Resistência química

Resistência mecânica

Higiénico

O EPS E O MEIO AMBIENTE

Poupança Energética e Proteção do Meio Ambiente

O poliestireno expandido (EPS), sendo um material de isolamento térmico eficiente e efetivo, desempenha um papel na redução das emissões de dióxido de carbono na atmosfera, tendo una contribuição muito positiva para a diminuição do aquecimento global. Na sua fabricação não se utilizam CFCs o HCFCs como agentes de expansão, de modo que o EPS não causa nenhum dano à camada de ozono

Durante toda a vida útil restante do edifício, o EPS reduz os seus requisitos de energéticos, exigindo, portanto, menos combustão de combustíveis fósseis, o que dá lugar a que se gere uma menor quantidade de CO2. No final da sua vida útil, 0s elementos de EPS do edifício podem ser recicláveis e reaproveitados como material de construção ou na produção de energia. Portanto o EPS realiza uma contribuição positiva no meio ambiente global no mundo